20 de agosto de 2009

APAGUEM A LUZ

APAGUEM A LUZ


Não faz tanto tempo, aquele 7 de setembro de 1979... Em que junto a tantos outros companheiros recebemos o saudoso Leonel Brizola acompanhado de dona Neuza, ali no aeroporto em Foz do Iguaçu. Um dia inesquecível para o Trabalhismo e os TRABALHISTAS. Lá se vão, 30 anos.
Era o fim de uma era. O inicio de um tempo de esperanças para uma nova conjuntura, de justiça, verdades e igualdade para todos nós. Clareava uma luz de um Brasil diferente.

De lá para cá... Lutamos arduamente, o nosso objetivo maior, não alcançamos, (fazer Brizola Presidente). Até que: Ele nos deixou, ficamos órfãos de um líder. Com a memória repleta, pelos benefícios e exemplos do que é ser um Estadista, Idealista, Correto, Honesto, exemplo de político, Ético, e com posições ideológicas coerentes com as necessidades gritantes que persistem em uma Nação explorada e supostamente saqueada. Seja pelos U$$(dólares) nas cuecas, seja pelos mensalões, mensalinhos, etc... Etc... Que todos nós conhecemos e sabemos e até o imponente, magnífico, imperial, Ministério Público sabe. Mas nada acontece em respostas à sociedade. Que paga a conta?
Até presenciamos hoje os Srs. Lula, Sarney e Collor: Juntos em defesa do mesmo objetivo; Individual deles.
O que diria Brizola, disso, se estivesse aqui?
Brizola pai dos pobres, pai das lutas por uma grande Nação, da luta por um povo politizado, culto, entre outras. Que pena Brizola! Nada disso esta sendo feito, não observamos nem uma prosperidade no conjunto. Para tristeza de todos nós. Por fim só nos resta a memória de um tempo passado, que era, pelo menos, de esperanças, existia luz.
Em que pese toda a história do Trabalhismo, ser um legado, uma trincheira, de Brizola, deixada para os sobreviventes, de um tempo em que os homens tinham vergonha da mentira, da injuria, da falcatrua, da safadeza mercenária.
Não visualizamos uma liderança no conjunto da sociedade para conduzir o Trabalhismo, torturado desde 1964. Por forças de muitos daqueles que hoje vem bater as portas do PDT, em busca de um meio para maquiar o entulho adquirido em anos de militância em siglas antagônicas a Constituição do PDT.
Em algumas cidades do Paraná, estão prestes a tomar por inteiro o Partido. Para tentarem se levantar da decadência e descrença popular construída por eles próprios. Um assalto político, Oportunismo, Fisiologismo bem peculiar na prática dessas pessoas, que, quando tem ou tiveram mandatos às mãos não promoveram nem uma prosperidade para a sociedade.
O que tem de mais mofo, antiquado, desgastado; dizem as notas publicadas, estarem se filiando ao PDT em uma cidade importante do Paraná. É uma pena, para o Trabalhismo e para os trabalhistas que pretendem herdar um pouco do legado. Exemplo: O Senador Osmar Dias. Tem um perfil de lutas e coerência que ao longo do tempo, quem sabe, poderá herdar algumas características políticas do mestre, em memória.
Mas para isso teria ele que observar muito bem os interesses escusos à causa que se propõe e ao projeto de governo do Paraná. Para não ser, daqui a pouco, apenas mais um a ocupar o posto, que tentou e foi manipulado pelos adversários, travestidos de “companheiros”. Vencer eleição é uma coisa, promover a prosperidade para a sociedade é outra.
Atualmente, a população esta altamente carente das necessidades das obrigações do Estado, de acordo com a atual legislação. Observamos um Estado e a maioria de seus municípios estagnados, sem nem um movimento de progresso. Uma simples pandemia de gripe é suficiente para deixar evidente a fragilidade governamental, explicitando a desorganização de governantes perdidos, ou no mínimo inconscientes das responsabilidades do oficio. E morrem Brasileiros Paranaenses, pela incapacidade de aplicar com retidão o imposto que os falecidos também pagaram. Muitos hospitais públicos hoje, estão idênticos aos confinamentos de suínos.
Mas e aí? Não temos uma luz no fim do túnel? Quase não se vê. Timidamente, aparece um mortal dizendo que, esta com vergonha. Por exemplo: O Senador Flavio Arns, Falando que esta; grandiosamente com vergonha de estar no PT. Mas isso é raro, um acaso. Ademais acham tudo normal, e usam os meios e o mandato para trocar rasgados elogios fictícios.
Estadistas! Não se tem noticia de alguma atitude que caracterize alguém como tal. Nos últimos trinta anos podemos citar uma única atitude de Estadista. O Plano Real. Que esta segurando a tragédia total. Esse feito os Brasileiros devem ao Sr. Fernando Henrique Cardoso. Mas não é suficiente um ato apenas. A sociedade precisa de um conjunto de atitudes e efeitos práticos. Enquanto isso o povo continua apenas pagando a conta, sem participar do coquetel. Pelo menos apaguem a luz.


Ibema Pr. Em 20 de Agosto de 2009

Adelar Arrosi.