12 de agosto de 2009

COMENTÁRIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Ministério da Saúde disse...

Fernando Maleski, O não-credenciamento de laboratórios para a realização de exames de detecção do H1N1 não é um 'comportamento centralizador' ou uma questão de incompetência. Até o momento, os testes são realizados em três laboratórios, porque são exames que exigem alta tecnologia e cuidados delicados (na investigação do genoma do vírus). Porém, outros laboratórios já estão sendo avaliados para também realizarem os mesmos exames. Os primeiros serão em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.Seguem os dados oficiais mais recentes sobre a situação da pandemia no Brasil:http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10440Para mais informações:fernanda.scavacini@saude.gov.brAssessoria de ComunicaçãoMinistério da Saúde
11 de Agosto de 2009 14:48

Fernando Maleski disse...
o Blog agradece imensamente esta contribuição, em hora de tanta dor e incerteza para a população. No entanto insisto que o protocolo para combate do vírus parece pouco eficaz. Não é admissível que um país das proporções do Brasil tenha apenas três laboratórios credenciados. Em Cascavel por exemplo, o laboratório Álvaro, líder no mercado no sul do Brasil, garante ter tecnologia para realizar em larga escala os exames e combater o clima de incerteza que já começa a transformar esta pandemia num pandemônio. Ontem em Cascavel as autoridades de saúde divulgaram informações inconclusivas. O relatório não aponta nenhum caso de morte confirmado por conta da demora nos exames. No entanto, já admite serem 19 os casos de mortes sob investigação. Alguns médicos já se rebelaram e chegaram a atestar como causa mortis H1N1. Um ex-secretário de Saúde, Jorge Bocasanta,afirmou que as mortes ocasionadas pelo vírus na cidade já passam de 50. Por isto, pior que o vírus é a desinformação. Ninguém saber ao certo o que está acontecendo. E no caso de confirmado que as mortes fugiram do controle. Quem será responsabilizado? O Ministério da Saúde? A Secretaria de Saúde do Estado? A Regional de Saúde? Ou o prefeito municipal? Parece antagônica as posições das autoridades sanitárias. Enquanto tranqüilizam e não confirmam casos de morte e tratam tudo como suspeita. Mais de 700 casos no aguardo de exames, de outro lado fecham escolas e ontem decidiram proibir aglomerações, como bailes, shows, igrejas. Por isto a nossa preocupação. De qualquer forma louvamos o interesse da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde em querer sempre informar de forma oficial a evolução desta doença, que todos torcem, seja rapidamente debelada e tratada com a seriedade que merece os eventuais casos de “Influenza A”.

11 de Agosto de 2009 17:41

Luciana disse...
Dados levantados pela imprensa de Cascavel, dão conta que no inverno de 2008, houve 5 obitos por pneumonia, sendo que em 2009 da última semana de julho até o dia 07 do corrente mês, foram 49. Sendo 47 por pneumonia, uma por H1n1, e um escrito assim "A1n1 ?". Exatamente, com um ponto de interrogação. Agora uma coisa... "47 por pneumonia" . Um aumento consideravel, não acham? Panico, não. Mas a VERDADE para os devidos cuidados e precauções.
11 de Agosto de 2009 21:56